Repost: Compartilhando sua conexão 3G entre dois computadores

Galera, quem tem um modem 3G em casa como única opção de acesso à Internet, e tem mais de um computador em casa, sofre para negociar com a patroa ou os filhos quem vai usar a Internet. Pois bem… Diante de inúmeros artigos, dicas etc, que infelizmente só complicam mais do que explicam… Segue um passo a passo de como fazer dois notebooks se conectarem.Nessa dica levo em consideração a existência de uma rede wifi ou cabeada funcionando e que todos os computadores se comuniquem entre si. O compartilhamento do 3G será feito no micro com o Linux(qualquer distro) instalado e com 3G funcionando.Vou considerar que temos um access point que está configurado com a interface wlan com o IP 192.168.2.254 e a SSID “WIFIHOME” e com o DCHP desabilitado. Não vou falar aqui da parte de segurança de autenticação, mesmo porque não influencia nada no compartilhamento.

Configuração do micro A

Configure o seu micro para sempre que for se conectar a rede WIFIHOME, pegue o IP fixo. Exemplo.: 192.168.2.253, com gateway = 192.168.2.1 , máscara = 255.255.255.0 e DNS = 8.8.8.8 e 8.8.4.4 (são os DNS do Google).

Pronto, agora você garante que sempre o micro A, ao se conectar na rede WIFIHOME, pegará as configurações que falamos acima. Não vou explicar aqui como fixar IP no Linux ou no Windows pois existem inúmeros artigos e dicas sobre isso.

Configuração do micro B (Linux)

Levo em consideração que seu Linux está com a placa wifi funcionando e o modem 3G também.

Configure o seu micro para sempre que for se conectar a rede WIFIHOME, pegue o IP fixo. Exemplo.: 192.168.2.1, com máscara = 255.255.255.0, DNS = 8.8.8.8 e 8.8.4.4 (são os DNS do Google).

Obs.: Não coloquei o gateway na configuração.

Faça a conexão do wifi e se conecte com o 3g. Entre no terminal (shell) como root e faça a regra de nat para que todas as conexões vindas da rede 192.168.2.0/24 sejam tratadas:

# iptables -t nat -A POSTROUTING -s 192.168.2.0/24 -o ppp0 -j MASQUERADE

Obs.: Na opção ‘-o ppp0’, você coloca o nome da interface que o Linux nomeou para a conexão 3g, utilize o ifconfig para verificar. Geralmente é ppp0.

Depois faz-se necessário habilitar o roteamento entre as interfaces:

# echo “1” > /proc/sys/net/ip/ipv4/ip_forward

Pronto! Se o micro estiver conectado à rede WIFIHOME, já estará navegando sem problemas…

Lembre-se que toda configuração feita no iptables e no ip_forward = 1 são voláteis, ou seja, se o micro for desligado ou reiniciado terá que fazê-las novamente.

Existem N maneiras de automatizar o procedimento. Você pode criar um shell script, por exemplo:

#!/bin/bash
echo “1” > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
iptables -t nat -A POSTROUTING -s 192.168.2.0/24 -o ppp0 -j MASQUERADE

Salve o arquivo, altere as permissões para executável no dono e pronto. Toda vez que quiser compartilhar o 3g, basta plugar o modem no micro com IP 192.168.2.1 e executar o script.

http://www.vivaolinux.com.br/dica/Compartilhando-sua-conexao-3G-entre-dois-computadores
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s